Coach Carter Treino para a vida - Resenha do Filme - Blog Viver Feliz

Receba gratuitamente dicas e artigos do blog. Faça parte desse grupo de leitores.

Coach Carter Treino para a vida – Resenha do Filme

História real e inspiradora. Grande lição de vida e de superação. Conta a história de um técnico de basquete preocupado com o desempenho escolar dos jogadores, que os treinava, não apenas para o esporte, mas, sobretudo, para vencer na vida.

Em meio ao desânimo e descrença dos professores, pais e alunos, o técnico desafiou sua equipe a buscar algo que ia além do que aprenderiam na quadra.

O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens pobres e desmotivados em vencedores, tanto nos jogos que disputavam, como em suas próprias vidas. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.

O time pelo qual jogavam colecionava derrotas. Eles não acreditavam na capacidade individual e da equipe. Eram indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Conviviam com perdas e separação das pessoas que amavam.

Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.

Coach_Carter

Mas o técnico sabia exatamente o que queria e como fazer. Queria transformá-los em campeões.

Para isso, impôs um sistema rígido de treino, em que os interessados em fazer parte do time, deveriam ter um comportamento respeitoso, um modo adequado de se vestir, não faltar às aulas, sentar na frente durante as aulas e a terem boas notas em todas as matérias.

Conheça aqui a surpreendente história de Valentina e como ela fez para superar a dor extrema e ser feliz

Coach Carter Treino para a vida – Resenha do Filme

Em caso de descumprimento de algum desses itens, o técnico os repreendia com pesados exercícios físicos, que iam além do treino. Tudo isso foi registrado em um contrato, assinado por cada um dos jogadores e pelos pais.

Entretanto, os jogadores resistiam em aceitar que o objetivo do técnico não era apenas ganhar os jogos que disputavam, mas que, principalmente, sonhava em vê-los na universidade e com boas profissões, longe da pobreza e do crime.

black-power

O filme se passa em uma comunidade escolar onde a repetência, evasão e o desempenho refletiam o fracasso de um sistema que não se preocupava com o ser humano por detrás do estudante.

Os dirigentes da escola, habituados com os péssimos resultados, ano após ano, não enxergavam possibilidade de êxito e se acomodaram em repetir formas ultrapassadas de ensino e não acreditavam no bom desempenho dos alunos.

O técnico recebeu alguns elogios, mas principalmente, duras criticas por parte da comunidade escolar, pois desenvolvia seu trabalho com muita disciplina, exigindo o máximo de esforço de cada um.

À medida que os resultados foram aparecendo, seu trabalho passou a chamar a atenção da cidade toda, gerando destaque na mídia.

Após grandes dificuldades, treinos conturbados e superação, o grupo aprendeu o valor da liderança, o significado de ser uma equipe, a ter compromisso e responsabilidade como jogadores e estudantes, a ter humildade. Aprenderam que cada um tem o poder da escolha e que por ela são responsáveis.

Deixaram de ser meninos e se tornaram homens.

O assunto deste filme é sobre superação. Se você estiver interessado em aprender mais sobre esse tema leia o artigo que escrevi sobre o livro O poder da coragem. Esse livro ensina como transformar a própria vida ao utilizar as cinco chaves para o sucesso. Se você quer conhecer quais são essas 5 chaves acesse este link.

1111

Uma das cenas mais emocionantes do filme foi quando os jogadores admitiram que o grande medo que eles tinham era de brilhar e deixar inseguras as pessoas com as quais conviviam. Mas que iriam tentar, pois se libertando de seus medos, seriam exemplo a ser seguido.

Como resultado desse trabalho, o time se tornou imbatível, foi campeão invicto do campeonato de basquete, chegando a disputar o campeonato estadual.

Superando seus limites, cada jogador conquistou sua própria realização pessoal, trilhando um caminho diferente daquele que conhecia em sua comunidade.

Querido leitor, com qual personagem você se identificou, com o técnico ou com os jovens jogadores?

Se você já assistiu a esse filme, sugiro que o reveja. Se ainda não, eu o convido a assistir. Aprenda com a história. Leve a lição para casa.

Na vida, ajudamos ou somos ajudados. Estamos sempre vivendo esse trocadilho.

Quantas vezes fazemos o papel de treinador líder, que acredita no potencial daqueles que estão a nossa volta. Em outros momentos somos nós a precisar de apoio.

O mais importante é saber que não vamos a lugar algum se não almejarmos algo maior. Não importa qual o ponto de partida.

O que faz a diferença é a visão e a vontade de alcançar o ponto de chegada. Você sabe aonde quer chegar? Você acredita que tem talento e capacidade para conquistar seus sonhos?

15 (1)

Os jogadores do filme não tinham essa visão. Pensavam que seriam como todos os outros de sua comunidade pobre e violenta. Não acreditavam em si e nem nas instituições. Não acreditavam em nada. Não tinham objetivos, nem sonhos. Estavam perdidos em meio ao caos, sem lideres, sem caminho a trilhar.

Eles não acreditavam na própria capacidade de superação, pois a realidade na qual estavam inseridos era a de fracassados.  Eles não acreditavam que poderiam trilhar um caminho diferente vivendo onde viviam.

Eu já escrevi aqui no blog que não importa de onde você veio, o ponto em que está ou a idade que tem, sempre é tempo de ser mais. Isso é possível. Se quer saber como você pode ser mais clique neste link. Você vai aprender como superar a si mesmo.

Em Coach Carter, bastou uma pessoa que acreditasse naqueles meninos e lhes mostrasse que podiam mais, dando-lhes a esperança de uma vida melhor, que nem mesmo o medo foi capaz de derrotá-los.

A grande diferença que fazemos na vida do outro é reconhecer que por trás de um gesto, palavra, ato, tem um ser humano que merece nossa confiança.

Acredite além das aparências. Seja incansável em ajudar o outro a buscar uma vida melhor.

Conheça aqui a surpreendente história de superação de Valentina

O fracasso nunca é de um só. O fracasso arrasta tudo o que está envolta, nos aflige e alcança as pessoas que amamos.

A superação beneficia um grande número de pessoas, pois é fonte de inspiração.

Para melhorar a condição de vida não existe outro caminho que não o de acreditar que é possível ir além e arregaçar as mangas e dar o seu melhor naquilo que estiver fazendo.

Trabalhe, lute, jogue como campeão. Jamais desista. Tenha vitórias para comemorar. Erga sua cabeça e vá em frente.

basquete

Deixe seu comentário sobre esse filme, conte qual foi a sua impressão sobre ele. Partilhe conosco sua motivação.

Sua opinião poderá ajudar outros leitores a almejar uma vida melhor.

Summary
Article Name
Coach Carter: Treino para a vida
Author
Description
Lançado em 2005, sucesso de bilheteria, dirigido pelo Diretor Thomas Carter, estrelado por Samuel L. Jackson, com 2h16min de duração.

Fique por dentro de todas as novidades do blog:

Deixe seu comentário




Leia mais




Ver peliculas online