O Monge e o escorpião – uma fábula para sua vida! - Blog Viver Feliz

Receba gratuitamente dicas e artigos do blog. Faça parte desse grupo de leitores.

O Monge e o escorpião – uma fábula para sua vida!

Conta a lenda que um Monge e seu discípulo iam por uma estrada, quando, ao passar por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pela correnteza. O Monge, imediatamente, desceu até a margem do rio, entrou na água e pegou o animal, salvando-o, mas foi picado por ele. Por causa da dor, o Monge largou-o, deixando o escorpião cair novamente no rio. Então, mais uma vez, se jogou nas águas, salvou o escorpião e pela segunda vez foi picado por ele, o que fez com que o soltasse de novo, deixando-o cair nas águas do rio. Tentou uma terceira vez, mas agora com a ajuda de uma folhinha de árvore, conseguindo retirar o escorpião com sucesso e salvando-o definitivamente.

scorpion

Seu discípulo, que a tudo observava, aproximou-se do monge e o recriminou:

– Mestre, o senhor deve estar muito doente! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! Eu deixaria o ingrato se afogar.

Depois de escutá-lo, ainda se refazendo da dor, o paciente mestre respondeu amorosamente:

– Amigo, minha tarefa é ajudar. Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

 

Não descobri o autor dessa belíssima fábula. Nos lugares onde pesquisei somente dizia que foi escrita por autor desconhecido. Então, rendo minhas homenagens ao iluminado que escreveu essa história.

Esse texto é um convite à reflexão!

O que você faria se fosse o Monge? ou se você fosse o discípulo?

Escorpião é bicho venenoso, talvez eu não colocasse minha mão para ser picada. Talvez fugisse da situação, sem correr o risco de ser machucada.

Mas o sentido da história é comparar o escorpião com um ser humano. Aquela pessoa ingrata, que não reconhece o bem que recebeu, ou até mesmo retribuiu com maldades a quem tentou ajudá-la.

Tenho escutado muito esse tipo de queixa vindo das mais diferentes pessoas. Elas dizem que irão afastar-se de alguém de seu convívio, pois estão cansadas de ajudar a quem não se ajuda ou que não merece ser ajudado, ou que não reconhece o bem que recebe ou que é uma exploradora.

A pessoa escorpião age conforme a sua natureza, sempre esperando receber dos outros e de desfrutar dos favores sem o compromisso de retribuir ou contribuir para o bem geral.

Ela vive na defensiva, porque é insegura quanto às intenções de quem lhe ajuda, por que o seu coração é vazio. Assim é, porque não é capaz de pensar bem sobre as outras pessoas, sente-se ameaçada, inferior, é orgulhosa.

Mas, o ponto central da minha reflexão é sobre a atitude do Monge, porque a beleza está em sermos influenciados pelo exemplo positivo.

destek olmak

As pessoas monges são capazes de ajudar inúmeras vezes, quantas vezes forem necessárias, não importando se recebem ou não, algo em troca.

Agem assim, porque elas são assim!

Não ajudam porque o outro faz jus ou deixam de ajudar porque a pessoa não é digna de receber.

Ajudar faz parte da sua natureza!

Esses anjos são pessoas virtuosas, que almejam o bem para si e para os outros. Auxiliam sem esperar nada em troca. Nem mesmo reconhecimento.

Muitos preferem ajudar no anonimato, para que aquele que recebeu o benefício não se sinta devedor.

A picada da pessoa escorpião pode ferir, mas não será razão suficiente para que a pessoa monge deixe de agir conforme sua consciência.

Esse texto é para encorajar as pessoas a não deixarem de prestar auxílio a quem precisa, seja quem for. Pode ser um amigo, parente, colega de trabalho, desconhecidos… pode ser quem te feriu, magoou…

Fazer o que é certo reflete a pessoa que você é… não importa como os outros são!

Assim agindo, sua vida será plena de paz, realização, amor, forma de Deus responder àqueles que agem segundo sua vontade.

Pense nisso da próxima vez que for tentado a dizer: eu não vou ajudar porque…

Help

Que você viva feliz e muito mais feliz!

Carinha feliz

 

 

 

 

 

Fique por dentro de todas as novidades do blog:

Deixe seu comentário




Leia mais




Ver peliculas online